Com certeza, muitos tiveram a chance de acompanhar os filmes e, talvez, a série de O INCRÍVEL HULK. O enredo diz respeito à estória de um bem sucedido cientista - o Dr. David Brenner - que, tendo sido vítima de um acidente radioativo em seu laboratório, sofre uma modificação profunda no campo celular que o faz transformar-se em um gigante verde, de grande força, toda vez que experimenta grave contrariedade e fica com raiva ou ira acentuada. HULK se torna a sua "sombra". Aonde quer que vá, Brenner carrega HULK dentro de si.

Após o acidente, vemos o desenrolar da estória com o Dr. David Brenner abandonando suas pesquisas, sua cidade, seus amigos porque sente que pode ser uma ameaça a todos. Sua sombra passa a ser sua maldição.

Encontramo-lo no começo e no fim dos filmes da série sempre sozinho, caminhando em uma estrada, sem qualquer posse, exceto uma mochila com utensílios básicos, pedindo carona como um nômade sem rumo. Seu paradeiro é destino nenhum.

Estamos diante de uma estreita relação conflituosa entre o ego e a sombra. O ego, a parte consciente. A sombra, o conteúdo inconsciente. E o que é inconsciente parece dormir, mas, no fundo, é insone.  É como algo que mora escondido, não quer se revelar, porém, dá sinais estranhos e curiosos de sua presença. Como um baú que guarda muitos objetos. Está trancado, mas a tampa pressionada fortemente por eles. É ao mesmo tempo silêncio e tempestade.

Brenner é um ego que tem pavor da sombra, daquilo que não conhece, que lhe imprevisível, de que não pode se desfazer por que faz parte de si. HULK é inseparável de Brenner.

Aonde chega, Brenner (o ego) auxilia a todos, renuncia benefícios, dispensa favores, sofre injustiças e perdoa sem tanto esforço. Até que, quando a raiva lhe toma conta das fibras mais íntimas, surge HULK, enfurecido, brutal, que destrói objetos, derruba paredes, lança os inimigos ao longe com sua força. Quando HULK adormece, Brenner desperta em algum local soturno, exausto e despido, sem saber o que a conteceu. A sombra venceu as barreiras do ego, esgotando-o e o envergonhando perante si mesmo.

Assim são os instrumentos da personalidade, o ego e a sombra. O ego se encobre em uma máscara social. É o "mocinho" da estória. A sombra irrompe sem carapuças, mostrando quem, realmente, é o indivíduo, entendida como o "vilão". O ego garante. A sombra desvela. O ego previne e se acautela. A sombra escancara e "vira a mesa".

Enfrentar a sombra devassando seus conteúdos psicológicos e conscientizando-se de si mesmo é a grande tarefa. Mas, semelhantes ao Dr. Brenner, preferimos fugir da sombra (de HULK) pedindo carona para lugares cada vez mais longe das nossas origens e da realidade só para que não soframos com seu aparecimento. Melhor nos parece escapar dela ou ignorar sua existência.

David Brenner, na série de O INCRÍVEL HULK, tenta encontrar um antídoto para "o homem verde feroz". Quer livrar-se dele a qualquer custo. Mas, tudo em vão. No último filme que ficou em cartaz no cinema, vemo-lo tentando novas estratégias como técnicas de relaxamento com a medida da frequência cardíaca quando submetido a estresse controlado. E sem qualquer sucesso.

Nós também fazemos o mesmo para esquecer ou trancar a sombra. Comemos demais, bebemos demais, ficamos agitados demais, falamos demais, dormimos demais, tomamos sedativos. Tudo o que pudermos fazer para ignorá-la, usamos como estratégia.

É claro que os filmes devem ser assim, repletos de fuga e suspense para produzirem efeito de emoção. Mas, uma psicoterapia bem aplicada faria com que o Dr. Brenner compreendesse que fugir de HULK (da sombra ou de si mesmo) não adianta nem é útil. Trazê-la para o nível consciente dando-lhe direção equilibrada deve ser a atitude mais sensata. O conteúdo da sombra não é negativo nem mau. É apenas a "verdade" sobre nós. E quem conhecer a verdade, tornar-se-á livre, afirmou Jesus.
 

Está perdido em seu emocional?

Nós podemos ajudar

Estamos a disposição para
quaisquer esclarecimentos.

A mais de 30 anos, a ClíniLogos é especialista em doenças renais e saúde mental. Estamos a sua disposição para auxiliar nesse caminhada da superação!

Entre em contato home