"Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: Queres ficar curado?"

(João 5:6)

 

Uma pergunta estranha para quem estava "há muito tempo enfermo". Na atualidade, entre nós, isto soaria até como piada de mau gosto. É óbvio que ele queria ficar curado. Então, por que a interrogação impondo o verbo QUERER?

 

Porque ser livre implica em ser responsável, assumindo deveres diante da liberdade que recebe. Por isso, em Logoterapia, dizemos que a doença psíquica é quase sempre fruto de um desbalanço entre ser livre e ser responsável.

 

Somos livres PARA alguma coisa e não DE alguma coisa. A Jesus não bastaria que o doente se livrasse da doença. Seria necessário tornar-se sadio (livre) PARA concluir uma tarefa, um sentido em sua vida, enfim, PARA ser alguém diferente. Afinal, muitas vezes, a doença é o verdadeiro remédio. 

 

O paralítico entendia essa responsabilidade? Saberia vencer as seduções do caminho fácil, sem esforços, após lograr os movimentos? Estava pronto para assumir responsabilidade pela escolha que fazia? Enquanto estamos limitados, prometemos tanto! Depois de recuperados, habitualmente, voltamos ao estágio de antes, absorvidos no efêmero, esquecendo os compromissos anotados.

 

A pergunta é muito pertinente, na medida em que as concessões de Deus em relação à saúde, à inteligência, aos movimentos, à estabilidade econômica e aos sentidos físicos são todos patrimônios facilmente removíveis sempre que se tornarem infrutíferos à economia do bem a ser feito.

 

Está perdido em seu emocional?

Nós podemos ajudar

Estamos a disposição para
quaisquer esclarecimentos.

A mais de 30 anos, a ClíniLogos é especialista em doenças renais e saúde mental. Estamos a sua disposição para auxiliar nesse caminhada da superação!

Entre em contato home