Workshop
A criatura humana se depara com permanentes mudanças no mundo em que vive e com uma verdadeira avalanche de informações e novidades que a impulsionam para uma adaptação quase hercúlea aos paradigmas impostos pelo progresso.
Essa metamorfose a que se submete o homem atual, por um lado, engrandece-o; por outro, também o faz sofrer porque ele percebe que o seu desenvolvimento, embora promissor, não lhe preenche as expectativas finais nem lhe proporciona, de maneira legítima, a satisfação que deseja contemplar.
Nesse evento, a proposta é conduzir o participante a um indispensável conteúdo de aprimoramento pessoal com vistas não somente a um melhor desempenho profissional, mas, sobretudo, a um enriquecimento íntimo de valores que estimulem novos descobrimentos em si mesmo e na coletividade em que se insere, a saber:
- O descobrimento da sua transcendência como ser humano, que é sempre capaz de escolher, decidir e tomar direções conscientes em sua vida, voltadas para um objetivo real. Somente o homem pode equacionar a problemática da sua existência e transcender a si mesmo, superando seus condicionamentos e limites.
- O descobrimento das outras pessoas como partícipes dessa trajetória, merecedoras das mesmas oportunidades, dos mesmos objetivos nobres e que, por isso, devem ser ajudadas e incentivadas nesse mister. O mundo ao redor deve ser o grande foco de ação do homem, onde se aloja o sentido a ser encontrado. A realização íntima será sempre dependente da semeadura exterior e da distribuição dos “frutos” no seio da sociedade.
- O descobrimento do trabalho como sentido elevado de contribuição e auxílio para a comunidade, compreendendo que o seu fim essencial não é a obtenção de coisas, de bens, de conforto, de segurança, mas, em verdade, uma vivência repleta de valores.
- O descobrimento da vida como um fenômeno totalmente pleno de sentido, rico de significado, ainda que as dificuldades conspirem contra esse entendimento. A vida em si mesma tem um sentido incondicional que é específico a cada indivíduo. Cada criatura se move em direção a um motivo único, que é seu próprio e que ninguém mais pode cumprir. A logoterapia a impulsiona na descoberta desse motivo pelo qual vale a pena viver intensamente e realizar-se como pessoa.
- O descobrimento de que a felicidade reside em tudo o que a vida nos chama para executar sendo, portanto, efeito imediato e indestrutível da ação bem dirigida. Habitualmente, imaginamos que a felicidade é o fim soberano a ser alcançado por todos, o que se constitui em um erro de pensamento e avaliação.
Quando se compreende e incorpora essa mensagem é natural que cessem ou, pelo menos, minimizem os motivos que alimentavam o tédio e o desânimo no trabalho, a desistência de ideais, os melindres e conflitos, a ruptura das equipes, a ociosidade, o estresse.
Está perdido em seu emocional?
A mais de 30 anos, a ClíniLogos é especialista em doenças renais e saúde mental. Estamos a sua disposição para auxiliar nesse caminhada da superação!